A primeira Maratona Kids de São Bernardo colocou em torno de 5 mil estudantes da rede municipal de São Bernardo para brincar e interagir nesta segunda-feira (18/08) na Arena Sports Looney Tunes, atividade que integra a programação da 21ª Meia Maratona (e do aniversário da cidade), que ocorre no domingo (24/08). Divididos em dois grupos – manhã e tarde -, os alunos participaram de atividades recreativas, desafios e brincadeiras inspiradas nos personagens clássicos dos Looney Tunes. A agenda contou com a presença da prefeita Jessica Cormick, que foi recebida com entusiasmo e até aceitou o desafio de participar de uma corrida com grupo de estudantes.
A programação na Arena montada no estacionamento do Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, na Avenida Kennedy, será realizada também nesta terça-feira (19/08), na quinta (21/08) e na sexta-feira (22/08), sempre com grupos de aproximadamente 5 mil crianças de 4 a 12 anos, divididas nos períodos da manhã e tarde. No total, serão beneficiados em torno de 20 mil alunos da rede municipal para atividades que envolvem esporte, lazer e cultura.
“Nossa Meia Maratona, no dia 24, será a vigésima primeira, são muitos anos de tradição. Só que neste ano será mais especial, porque temos essa Arena aqui no Poliesportivo, que vai contemplar principalmente as crianças da nossa rede pública, em torno de 20 mil crianças. É muito importante trazer o lazer para as crianças, em um espaço aberto e seguro, e promover a integração entre as famílias e também com estudantes de outras escolas, de outras comunidades. Isso aqui é esporte, é saúde, é sociabilização”, frisou a prefeita Jessica Cormick.
Secretária adjunta de Educação, Jussara Bezerra avaliou que a proposta de realizar a Maratona Kids, em uma Arena que oferece diversas atividades, é inovadora e permite a muitas das crianças conhecer e aproveitar um dos espaços esportivos que é um dos mais emblemáticos de São Bernardo. “A Arena tem múltiplas propostas, várias estações, e permite à criança sair da escola, ter um momento de convivência, ao ar livre, socializando com outras crianças, tendo essa vivência da proposta de corrida, sendo presenteada por uma linda medalha. Tudo isso acredito que vai contribuindo para ela expandir possibilidades, preferências, o gosto pela atividade física e corporal, dentro de uma proposta dirigida de escola, com esse cunho pedagógico”, comentou Jussara.
COLABORAÇÃO - Uma das profissionais da Secretaria de Educação envolvidas na organização, que está na rede municipal há 23 anos, a educadora Eliete Miranda apontou que em torno de 30 pessoas da Pasta – além das empresas parceiras -- estiveram envolvidas nas atividades desta segunda-feira, número que deve se repetir nas demais edições desta semana. Segundo ela, a iniciativa é importante porque tira as crianças da escola, oferece opções de brincadeiras às quais raramente elas têm acesso e permite a interação.
“Aqui elas vivem momentos lúdicos, e isso é muito interessante. Esse corpo-movimento, essas atividades físicas, esse circuito onde eles são premiados e saem vibrando, carregando a medalha no peito, independentemente de terem ganhado a corrida ou não. A participação é o que faz eles saírem premiados. O espaço permite a integração e a interação com crianças de outras escolas, de outras comunidades. Aqui é o momento onde elas estão correndo, lendo, participando de atividades de pintura, e isso proporciona à criança vivências diferentes daquelas que fazem, tanto em casa quanto na escola”, pontuou.