Competição contará com a participação de 91 escolas, envolvendo as redes municipal, estadual e privada, e vai até 30 de outubro, inclusive com disputas aos sábados e domingos
Em ação de estímulo ao esporte, cidadania e convivência, a Prefeitura de São Bernardo realizou na noite desta quinta-feira (28/08), no anfiteatro do Cenforpe (Centro de Formação dos Profissionais da Educação), a cerimônia de abertura da 57ª edição dos tradicionais Jogos Escolares da cidade, que serão realizados até 30 de outubro, inclusive com disputas aos sábados e domingos. Organizada pela Secretaria de Esportes e Lazer, a competição reúne 9 mil estudantes de 91 escolas, sendo 30 da rede municipal, 26 da estadual e 35 da particular.
Números que comprovam o interesse dos estudantes do município pela prática esportiva, assim como a preocupação da gestão em promover ações que possam potencializar a participação dos moradores. No caso dos Jogos Escolares, mais do que a competição em si, o objetivo é promover a prática de esportes entre crianças e adolescentes, incentivando valores como disciplina, respeito, espírito de equipe, convivência saudável e superação pessoal.
Para a prefeita Jessica Cormick, que participou da abertura, os Jogos Escolares significam um momento especial para São Bernardo porque celebram não apenas o esporte, mas, sobretudo, a união, respeito, trabalho em equipe e dedicação dos competidores. Também lembrou que o esporte é importante para a saúde, afasta crianças e jovens das ruas e ajuda a formar cidadãos que, no futuro, terão papel fundamental no desenvolvimento de São Bernardo.
“Os Jogos Escolares representam a construção de valores, a promoção da saúde e o incentivo à educação por meio da prática esportiva. Reunir tantos jovens e adolescentes nesta competição mostra que estamos no caminho certo e, por isso, temos orgulho em dar apoio a iniciativas como esta. Que todos os participantes possam participar com respeito aos adversários, se divertir e interagir com coletas de outras escolas”, afirmou Jessica Cormick.
O secretário de Esportes e Lazer de São Bernardo, Fran Silva, agradeceu a maciça presença de estudantes, pais, professores e dirigentes de escolas que acompanharam a abertura dos Jogos Escolares em evento que recebeu em torno de 700 pessoas. Destacou que os alunos que vão participar das disputas, tanto aqueles que estiveram no Cenforpe quanto aqueles que não puderam ir, já são vitoriosos pelo fato de se dedicarem ao esporte e representarem suas escolas.
“Essa competição (Jogos) é muito importante. O esporte, além da disputa, traz saúde, qualidade de vida, e também faz a economia da nossa cidade girar. E hoje o esporte vive um novo momento na nossa cidade, porque nos últimos anos estava adormecido, mas estamos resgatando, investindo, para que daqui saiam novos atletas de alto rendimento, como já temos. E os Jogos Escolares envolvem os nossos estudantes, que também poderão ser os nossos futuros atletas, ou então nossos futuros médicos, engenheiros, advogados etc. O esporte é isso, dá a oportunidade de todos participarem e ajuda a abrir caminhos”, pontuou o secretário.
O evento de abertura contou com apresentação da orquestra do Colégio El-Shaday, que executou os hinos Nacional e de São Bernardo. Também estiveram presentes a secretária adjunta de Educação, Jussara Bezerra, profissionais da Secretaria de Esportes e o superintendente do Instituto de Previdência de São Bernardo, Marcelo Galhardo.
16 MODALIDADES – Os Jogos Escolares serão disputados nas categorias sub 10, sub 12, sub 14 e sub 17, em 16 modalidades: tênis de mesa, badminton, atletismo, damas, xadrez, ginastica artística, ginastica rítmica, judô, natação, vôlei de areia, voleibol, basquetebol, handebol, futsal, futebol society e cheerleaders.