Na 67ª edição do evento realizado na Arena Pacaembú, nesta quarta-feira (27/8), tucano compartilhou com centenas de gestores resultados obtidos à frente da Prefeitura de Santo André-SP que lhe renderam aprovação de 80,1%, ao final de dois mandatos consecutivos (2017 - 2024)
O ex-prefeito de Santo André-SP Paulo Serra (PSDB) integrou na manhã desta quarta-feira (27/8) o time de painelistas do 67° Congresso Estadual de Municípios, realizado na Arena Pacaembú, em São Paulo-SP. No encontro, organizado pela Associação Paulista de Municípios (APM), o tucano defendeu boas práticas em Gestão Pública e compartilhou com centenas de gestores os resultados obtidos à frente do Executivo andreense que lhe renderam aprovação de 80,1%, ao final de dois mandatos consecutivos (2017 - 2024). Os dados são do Instituto Paraná Pesquisas, de dezembro de 2024.
Durante o painel “Turismo, Cultura e Desenvolvimento Regional”, dedicado a estratégias, descentralização de ações, economia criativa e roteiros sustentáveis, Serra falou sobre os desafios pelos quais todo gestor público, segundo ele, enfrenta: equilibrar as contas, modernizar a máquina pública e garantir serviços de qualidade para a população.
Na oportunidade, o tucano compartilhou experiências bem-sucedidas em Santo André durante seus dois mandatos como prefeito, como o uso da Tecnologia a favor do cidadão; a simplificação de processos e a redução da burocracia; e a importância de as administrações municipais investirem em eficiência e transparência:
“Estou há 23 anos na vida pública. Neste tempo, fui vereador, secretário municipal e prefeito de uma cidade com mais de 800 mil habitantes. As especializações que cursei e as mais de duas décadas de trabalho na área me ensinaram que gestão que funciona não é acaso, é método. E estou falando de um mandato de pertencimento, que seja próximo das pessoas. Foi isso que, ao meu ver, garantiu a nós, em Santo André, alta aprovação e a eleição do sucessor (Gilvan Júnior - PSDB), em 2024, em primeiro turno”.
Certificado, neste ano, pela Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, em Financiamento de Infraestrutura, Regulação e Gestão de Parcerias Público-Privadas (PPPs), Serra também falou, durante o Congresso de Municípios, no Pacaembú, sobre consórcios, leis de incentivo, fundos de cultura, o papel do Estado e do setor privado, e a integração entre as cidades para soluções de demandas regionais:
“Gestão pública que funciona se resume a menos burocracia, mais eficiência e mais cuidado com quem precisa”, complementou o tucano, que é presidente da Executiva Estadual do PSDB de São Paulo e âncora do programa “Cidade Forte, Brasil Forte”. A atração da Band TV destaca boas práticas em gestão de Prefeituras outorgadas, nos últimos anos, com o prêmio Cidades Excelentes - iniciativa da emissora em parceria com o Instituto Áquila.
O painel do qual o ex-prefeito de Santo André participou também contou com a exposição do diretor-técnico do Sebrae-SP, Marco Vinholi; do secretário de Estado de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena; do secretário municipal de Cultura de São Paulo, José Antônio Totó Parente; e da secretária de Estado da Cultura, Economia e Indústria Criativa paulista, Marília Marton.
Também compuseram o grupo de trabalhos o prefeito de Águas de São Pedro-SP, João Victor Barboza (PL); José Basílio de Faria, da Associação das Prefeituras de Interesse Turístico do Estado de São Paulo; o presidente do Convention Bureau do Estado de São Paulo, Toni Sando; e o prefeito de Lindóia-SP, Luciano Lopes (MDB).