Com investimento de mais de R$ 20 milhões, novo equipamento de 40 mil m² implantado no Jardim Calux, região do Planalto, reúne esporte, lazer e cursos gratuitos de qualificação profissional
Em ação de parceria selada com a Prefeitura, o Governo do Estado inaugurou em São Bernardo, nesta sexta-feira (29/08), a maior Praça da Cidadania de São Paulo. Instalado em uma área de 40,2 mil metros quadrados no bairro Jardim Calux, região do Planalto, o espaço reúne esporte, lazer, convivência e cursos gratuitos da Escola de Qualificação Profissional, voltados especialmente para a população em situação de vulnerabilidade. O investimento de mais de R$ 20 milhões, viabilizados pelo Fundo Social do Estado, consolida a unidade como a mais completa da rede, composta agora por 11 polos existentes.
A entrega do espaço contou com as presenças do governador Tarcísio de Freitas e da prefeita Jessica Cormick, além de deputados, autoridades municipais e moradores do entorno. O tamanho do projeto se reflete na diversidade de equipamentos. Além de duas piscinas climatizadas – inéditas no programa, sendo uma adulta e uma infantil –, a Praça oferece dois campos oficiais de futebol em grama sintética, quadra poliesportiva e society, academia ao ar livre, pista de caminhada, playground, pista de skate e área de jogos. O complexo ainda conta com prédios de apoio com vestiários e salas multiuso, erguidos para atender as atividades da comunidade com conforto e segurança.
“Essa não é só uma Praça, é um verdadeiro Complexo da Cidadania, um espaço gigante, estruturado e de qualidade, que vai transformar muitas vidas em São Bernardo. Além de toda a estrutura esportiva e de lazer, teremos cursos profissionalizantes que representam inclusão social e oportunidades de futuro para a nossa população. Só tenho a agradecer ao Fundo Social do Estado e ao Governo do Estado, que têm sido grandes parceiros da nossa cidade”, frisou a prefeita Jessica Cormick, destacando a importância da entrega do equipamento à população.
O governador Tarcísio de Freitas ressaltou que a Praça da Cidadania tem em seu escopo o compromisso de inclusão e transformação. “Este é um local para a prática de esportes e convivência, mas, acima de tudo, de capacitação. As pessoas virão para esta Praça para fazer cursos que conectam as pessoas mais rapidamente ao mercado de trabalho. Acreditamos na inserção produtiva: vamos formar as pessoas, que vão encontrar um emprego, prosperar e levar o pão para casa. Tenho certeza de que muitas vidas serão transformadas aqui. O Governo de São Paulo está aqui para caminhar junto com São Bernardo”, sustentou.
Cabe frisar que esta é a quarta visita oficial do governador Tarcísio de Freitas ao município em 2025, que já recebeu neste ano a entrega de matrículas da CDHU na Vila Ferreira, a ampliação da ETA Rio Grande e a entrega de 120 unidades habitacionais no Alvarenga Peixoto, o que reforça a parceria do município com o Governo do Estado, promovendo iniciativas em benefício da população.
A Praça fica na Rua Oneda, próxima à EMEB Sadao Higuchi e à Avenida Dom Jaime de Barros Câmara. A gestão da unidade será integrada. Com a entrega, a Prefeitura de São Bernardo – que cedeu o terreno - ficará responsável pela manutenção e zeladoria do espaço, enquanto o Fundo Social irá gerir a Escola de Qualificação Profissional, garantindo a oferta de cursos de capacitação.
O modelo de Praça foi criado sob o conceito de transformar áreas urbanas em espaços de convivência, lazer e desenvolvimento humano.
FORMAÇÃO - A Escola de Qualificação Profissional vai oferecer cursos gratuitos em seis áreas: beleza e bem-Estar, gastronomia, moda e arte, informática, administração e construção civil. O espaço foi equipado com salas pedagógicas, cozinha-escola, lavanderia, horta comunitária e estrutura de apoio para receber centenas de alunos.
A ação tem capacidade para atender até 120 alunos por dia, com a proposta de ampliar oportunidades, capacitação e geração de renda, fortalecendo vínculos comunitários.
SUSTENTÁVEL – Dentro do compromisso com práticas sustentáveis, a nova Praça conta com jardins de chuva para retenção de águas pluviais, pisos semipermeáveis e iluminação em LED. Já o edifício da Escola de Qualificação Profissional possui sistema de captação e reaproveitamento da água da chuva. Os campos e clubes já existentes no terreno foram revitalizados e incorporados ao projeto, reforçando o caráter comunitário da iniciativa, que irá promover escolinhas e jogos no local.