
Piscinão Jaboticabal entra em operação e marca novo capítulo no combate às enchentes na região do Rudge Ramos
Maior reservatório da América Latina começou a operar nesta terça-feira, beneficiando cerca de 1,5 milhão de pessoas, incluindo, principalmente, população das divisas de São Bernardo, São Caetano e São Paulo
Tão aguardado para reduzir os impactos da chuva na região de divisas entre São Bernardo, São Caetano e Capital, o Piscinão Jaboticabal, considerado o maior reservatório de macrodrenagem da América Latina, foi oficialmente inaugurado nesta terça-feira (23/12), com início imediato da operação. A obra concretizada pelo Governo do Estado, nas proximidades do Rudge Ramos, representa um dos maiores marcos de infraestrutura hídrica e controle de enchentes da história da cidade e de toda a Região Metropolitana de São Paulo.
A entrada em funcionamento do equipamento contou com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, secretários, deputados e prefeitos da região, e consolida uma demanda antiga dos municípios do Grande ABC, viabilizada por meio da articulação entre Estado, prefeituras e o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, presidido, atualmente, pelo prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima.
O empreendimento recebeu investimento de R$ 467 milhões, via SP Águas, órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. Considerando as desapropriações necessárias para a implantação do equipamento, o aporte total chega a cerca de R$ 533 milhões. A expectativa é que o funcionamento do piscinão beneficie diretamente cerca de 1,5 milhão de pessoas.
Com capacidade para armazenar até 900 mil metros cúbicos de água da chuva - volume equivalente a 360 piscinas olímpicas -, a estrutura do piscinão ocupa uma área aproximada de 154 mil metros quadrados, tem 13 metros de profundidade e atua em uma área de 100 quilômetros quadrados.
Para o prefeito Marcelo Lima, a entrega significa uma grande realização de toda a região, principalmente de São Bernardo, e trará mais dignidade aos moradores do Rudge Ramos. “Essa entrega é emblemática, colocando em operação um reservatório com capacidade para reter 900 mil metros cúbicos de água da chuva. Isso significa menos enchentes, menos prejuízos e mais tranquilidade para as famílias da nossa região. Essa conquista mostra a força da integração regional. Estado, municípios e o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC trabalhando juntos para resolver problemas históricos e preparar nossas cidades para o futuro”, frisou.
PROTEÇÃO - O sistema foi projetado para reduzir picos de cheia e evitar transbordamentos em períodos de chuva intensa, protegendo áreas historicamente vulneráveis a enchentes, especialmente em bairros de São Bernardo, como o Rudge Ramos, além de regiões de São Caetano, Santo André e São Paulo.
O governador Tarcísio de Freitas pontuou que a obra cumpriu o cronograma da atual gestão, previsto para dezembro, e os avanços devem ser percebidos ao longo do próximo período de chuvas. “Tenho certeza que isso aqui vai ser fundamental para essa região. Estamos em uma tríplice fronteira, e agora vamos ver esse piscinão operando para esse verão. Há tempos atrás nós tivemos aqui uma visita e marcamos esse mês como um compromisso. São mais de 900 milhões de litros, o equivalente a 360 piscinas olímpicas”, sustentou.
SEGURANÇA HÍDRICA - Construído nas proximidades da Via Anchieta, o reservatório integra um complexo sistema de interligação hídrica que conecta o Jaboticabal ao Ribeirão dos Meninos e ao Ribeirão dos Couros, ampliando a capacidade de escoamento das águas pluviais. A infraestrutura conta com seis conjuntos de motobombas, cada um com vazão de 850 litros por segundo, permitindo rápido bombeamento da água acumulada para os cursos d’água conectados ao sistema. Além disso, foram executadas obras de canalização de 700 metros do Córrego Jaboticabal, já integradas ao funcionamento do piscinão.








