Plano de reforma beneficiará, inicialmente, 10 escolas da cidade; prefeito Marcelo Lima esteve em unidades na manhã desta segunda-feira para assinar a ordem de início dos serviços
A Prefeitura de São Bernardo, sob gestão de Marcelo Lima, lançou nesta segunda-feira (9/2) o ‘Viva Escola’, programa de reforma e revitalização que vai beneficiar todas as unidades da rede municipal de São Bernardo. Coordenado pelas secretarias de Educação e Serviços Urbanos, o plano de recuperação estrutural alcançará inicialmente 10 escolas em vários pontos da cidade. Para marcar o começo da ação, o prefeito Marcelo Lima esteve em unidades durante a manhã para assinar ordens de serviço para início imediato das intervenções.
A ‘maratona’ de assinaturas do chefe do Executivo começou na EMEB Professora Janete Mally Betti Simões, na região do Baeta Neves, unidade que atende 1.155 estudantes do 1º ao 5º ano. Inaugurada em 1991 e municipalizada em 2002, a escola vai receber intervenções como pintura da área externa, manutenção da cobertura do prédio principal, impermeabilização de áreas do telhado, pintura e demarcações do piso da quadra e alambrado, manutenção das instalações elétricas da quadra e dos sistemas de águas pluviais.
Recebido por duas turmas de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental com carinho e um sonoro ‘bom dia’, o prefeito Marcelo Lima estava acompanhado pelos secretários de Educação, Júlio César da Costa, e de Serviços Urbanos, Luiz Fernando Bortoletto, e também pela adjunta de Educação, Jussara Bezerra. O chefe do Executivo dispensou qualquer formalidade no ato de assinatura, realizada em espaço interno aberto, no meio dos estudantes e profissionais da unidade.
“Estamos muito felizes com essa iniciativa. Vim até aqui para assinar a ordem de serviço para reformar a escola, que começa amanhã, e também vou a outras depois daqui. Esse é o novo programa da Prefeitura, o Viva Escola, que vai deixar todas as unidades da rede municipal mais bonitas, reestruturadas e acolhedoras”, frisou o prefeito Marcelo Lima, em diálogo com os alunos.
MARATONA - Dali o prefeito e sua comitiva seguiriam para a EMEB Regina Rocco - Casa I, na Vila do Tanque, que atende 927 estudantes de creche e Educação Infantil em período integral e que vai receber manutenção geral, como pintura interna e externa, incluídos portões e gradis. A terceira parada do dia para assinatura de ordem de serviço foi no bairro Ferrazópolis, na EMEB Professor Nilo Campos Gomes, unidade que conta com 345 alunos no sistema integral. Palmas, alegria e gritos da garotada marcaram a recepção ao chefe do Executivo.
Antes de se despedir dos alunos, o prefeito puxou o ‘Parabéns pra Você’ para a aluna Luiza, do 5º ano, que completava 11 anos justamente no dia em que o prefeito foi à sua unidade. “Estou vivendo um dia de aniversário muito especial, porque o prefeito veio para falar que vai reformar nossa escola, que vai ficar mais bonita, e ainda cantou parabéns, junto com meus amigos, professores, diretores e funcionários. Muito feliz por tudo”, disse Luiza.
APROVADO – O prefeito Marcelo Lima seguiu ainda para a região do bairro Areião, mais precisamente para a EMEB Claudemir Gomes do Vale, que tem 517 alunos no Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Assim como nas outras unidades, as crianças do Fundamental I estavam ansiosas pela chegada do chefe do Executivo.
A pequena Julia Rodrigues de Oliveira, de 8 anos, do 3º, estava radiante com a oportunidade de receber Marcelo Lima pessoalmente. “Vai deixar a escola ainda mais bonita, do jeito que a gente gosta.” Também estudante do 3º ano, João Miguel Marques dos Santos afirmou ser um dia especial. “É especial porque a escola foi a melhor coisa da minha vida, porque cheguei aqui no 1º ano e não sabia ler, e foi aqui que aprendi. E agora nossa escola vai ficar linda.”
A assinatura da 5ª ordem de serviço para revitalização foi na EMEB Ari Lacerda Rodrigues, no bairro dos Casa. Ali, são 472 alunos do Fundamental período integral, entre os quais Lívia, estudante do 5º ano escolhida -- entre um grupo de 30 que levantou a mão - pelo secretário de Educação para também assinar o documento em nome de todos os alunos. “Que demais assinar o documento da reforma da nossa escola. Estudo aqui desde o 1º ano, e fico muito feliz que ela vai ficar mais bonita”, disse a menina, depois de posar para foto junto com os amigos, segurando a ordem assinada e comemorando.
As outras EMEBs que serão revitalizadas, neste primeiro momento, pelo Programa Viva Escola serão a Antônio dos Santos Farias (Jardim Represa), Cléia Maria Teures de Souza (Batistini), Pedra de Carvalho (Jardim Independência), EMEB Regina Rocco II (Vila do Tanque) e Suzete Aparecida de Campos (Riacho Grande).










