”Defenda-se” é uma iniciativa do Instituto Pró-Vítima em parceria com o Instituto “Paulo Kobayashi”; aulas de luta e de alongamento, sessão de fisioterapia e terapia clínica estarão no escopo do projeto
Já estão abertas as inscrições para o “Defenda-se” - projeto que ensina defesa pessoal para mulheres. Totalmente gratuito, o curso terá início em 5/5. Iniciativa do Instituto Brasileiro de Atenção e Proteção Integral às Vítimas (Pró-Vítima) em parceria com o Instituto “Paulo Kobayashi”, o programa também tem o objetivo de ampliar o conhecimento do público feminino quanto aos seus direitos e o enfrentamento às diversas formas de violência. Além das aulas de luta, o projeto também oferece acolhimento emocional, físico e jurídico.
As interessadas em participar do “Defenda-se” devem preencher um formulário on-line, disponível no link
https://provitima.org/defenda-se/, até 2/5. As vagas disponíveis (um total de 40, por turma) darão direito à avaliação física e fisioterapêutica, atendimento psicológico, aconselhamento jurídico, treino de defesa pessoal e alongamento. As candidatas devem ser maior de idade e morar no estado de São Paulo.
Todas as atividades do programa serão realizadas no 2º andar do Centro Educacional “Dom Orione” (rua Treze de Maio, 478 - Bela Vista). O curso de defesa pessoal terá início no próximo dia 5. As aulas serão ministradas de graça, sempre às segundas e às quintas-feiras, das 19h às 19h45. Já quem quiser aprender lutas, como jiu-jítsu, karatê e taekwondo, haverá aulas também a partir de 5/5, às segundas e às quintas, das 19h45 às 20h30. Sessões de alongamento começam em 6/5, e vão acontecer todas às terças-feiras, das 18h30 às 19h30.
A sessões de fisioterapia vão trabalhar força muscular, postura e estética, incluindo disfunções bucomaxilofaciais. A acupuntura será, inclusive, utilizada como método terapêutico em algumas interações. As avaliações das interessadas acontecem entre 20/5 e 20/6, das 18h30 às 21h, no “Dom Orione”, mediante agendamento prévio on-line.
O atendimento psicológico do “Defenda-se” será oferecido às segundas, às terças e às quintas-feiras, das 17h30 às 20h30, também a partir de 5/5. Os aconselhamentos jurídicos ocorrerão das 17h às 21h, ou mediante agendamento, de segunda a sexta-feira, conforme disponibilidade.
De acordo com a presidente do Pró-Vítima, a promotora de Justiça (MP-SP) Celeste Leite dos Santos, o programa foi pensado para acolher mulheres de todas as idades, a partir dos 18 anos, vítimas ou não de violência doméstica ou da criminalidade, de desastres ou de situação de vulnerabilidade, via ensinamentos sobre defesa, prevenção, apoio e desvitimização - e tudo isso num espaço seguro e inclusivo:
“Nosso objetivo com o ‘Defenda-se’ é despertar a consciência nas mulheres quanto a situações de agressão em diversos ambientes, por meio de atendimentos especializados, além de capacitá-las contra ataques, violência doméstica e outros tipos de situações de risco”.
Oficinas e Seminário Jurídico
O “Defenda-se” ainda vai abarcar uma oficina virtual de conscientização dos direitos das mulheres. As atividades estão agendas para 5/6, das 9h às 14h. Interessadas devem se inscrever pela Internet. As vagas são limitadas para 200 pessoas.
Dentro do projeto, também será realizado o Seminário Jurídico “Direito das Vítimas: A Importância do Estatuto da Vítima na Defesa dos Direitos das Mulheres”. O encontro está agendado para os dias 13/8 e 14/8, das 9 às 13h, com emissão de certificado de participação.
Dúvidas ou mais detalhes sobre todas as atividades do “Defenda-se” podem ser consultadas via os e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..