Ocorrências registradas em menos de 24 horas, nos bairros Jardim Silvina e Jardim Represa, evidenciam a atuação estratégica da GCM, incluindo ações da Operação Direto ao Ponto
A atuação da Romu (Ronda Ostensiva Municipal), força especializada de apoio da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo, resultou em duas prisões em ações distintas realizadas entre a tarde de sexta-feira (6/2) e a manhã deste sábado (7/2). As ocorrências envolveram a recaptura de um procurado da Justiça, na região do Jardim Silvina, durante patrulhamento de rotina, e a detenção de um suspeito por porte ilegal de arma no Jardim da Represa, após perseguição de aproximadamente 1,5 quilômetro dentro da Operação Direto ao Ponto.
No Jardim Represa, a ocorrência mais recente foi registrada na manhã deste sábado, por volta das 7h55. Em patrulhamento preventivo da Operação Direto ao Ponto, equipes da Romu perseguiram por mais de um quilômetro um homem que tentou fugir em um veículo VW Passat branco. Em meio a perseguição, o suspeito arremessou pela janela do carro um objeto metálico, o que elevou o nível de atenção da equipe.
A perseguição encerrou com a abordagem do veículo. O homem ainda tentou fugir a pé, mas foi detido. O objeto dispensado foi localizado e identificado como uma arma de fogo que havia passado por modificações para aumentar sua capacidade ofensiva. O suspeito foi preso por porte ilegal de arma de fogo e, durante a checagem, foi constatado que ele possuía passagens anteriores por furto qualificado e roubo. Diante dos fatos, o indivíduo foi conduzido ao 3º DP (Distrito Policial), onde a ocorrência foi registrada e as providências legais adotadas.
O supervisor da Romu, Nivaldo, destacou o significado da leitura operacional da equipe. “Durante a perseguição, o descarte do objeto já indicava que não se tratava de algo comum. Pela experiência da equipe, foi possível perceber que havia risco real envolvido. A constatação de que a arma havia passado por modificações para comportar munições com maior poder de fogo reforça a importância da abordagem técnica e do patrulhamento atento”, afirmou.
Já no Jardim Silvina, na sexta-feira, por volta das 17h40, a Romu realizou a recaptura de um procurado da Justiça durante patrulhamento de rotina na Avenida General Barreto de Menezes. Em ronda pela região, os agentes avistaram indivíduos em uma barraca de churrasco e notaram atitude suspeita de um deles, que se levantou e tentou se afastar rapidamente ao perceber a presença da viatura.
Na abordagem, o homem alegou não portar documentos de identificação e afirmou não possuir antecedentes criminais. Diante da suspeita, a equipe realizou consulta por meio do sistema Muralha Connect, com uso de identificação facial, sendo constatado um mandado de prisão em aberto por roubo expedido pelo Departamento de Execuções Criminais de Bauru, interior de São Paulo.
O suspeito foi conduzido ao 1º DP, onde a autoridade de plantão deliberou pela prisão de recaptura, ficando o indivíduo à disposição da Justiça.
DIRETO AO PONTO – A prisão por porte ilegal de arma no Jardim Represa evidencia o papel da Operação Direto ao Ponto na identificação de riscos e na intervenção antecipada em áreas de maior circulação. A ação permanente da GCM é voltada ao patrulhamento preventivo em locais de grande fluxo, como corredores de transporte, regiões comerciais e pontos de intensa circulação de pessoas, com atuação estratégica nos horários de maior movimento.
Mais do que coibir irregularidades, a Operação Direto ao Ponto tem fortalecido a proximidade entre a Guarda e a comunidade, garantindo mais segurança a trabalhadores, comerciantes e moradores que dependem da presença constante das forças de segurança para manter a rotina com tranquilidade.
O comandante da GCM de São Bernardo, Eduardo dos Santos, frisou que a prisão reflete o objetivo central da operação. “É exatamente para isso que a Operação Direto ao Ponto existe. Estar presente, observar e agir no momento certo. A ocorrência mostra como o patrulhamento contínuo permite identificar riscos, interromper fugas e impedir que situações mais graves aconteçam."









