Planejar ações de forma estratégica foi o objetivo do encontro
Adriana Voltolin é presidente voluntária da Instituição Assistencial Meimei Iam. Há 45 anos, a entidade cuida de 350 crianças e suas famílias no contraturno escolar. “São pessoas em situação de vulnerabilidade social abrangente, não só econômica. Às vezes a mãe não tem com quem deixar o filho para poder trabalhar e não tem rede de apoio”, conta Adriana. A gestora estava entre as 23 participantes da oficina “Planejamento estratégico e operacional”, voltada exclusivamente para as Organizações da Sociedade Civil (OSCs). A atividade presencial foi realizada na última terça (01/07) no Sebrae-SP do Grande ABC, em Santo André.
Além das refeições, a instituição oferece uma série de oficinas sócios educativas, como a de robótica, foto e vídeo, arte, música e teatro, esportes. Em todas elas a educação não-violenta é trabalhada. Mais de 100 colaboradores auxiliam a presidente nas atividades diárias. “Como a nossa gestão é voluntária nós procuramos constantemente conhecimentos para aplicar na instituição e o Sebrae-SP tem sido um parceiro fundamental nesse processo”.
Simone Campachi é chefe de equipamento do Sebrae Aqui de Mauá e participou da oficina representando a Secretaria de Trabalho e Renda e Empreendedorismo da cidade. Ela conta que dentro do programa Mauá Empreendedora o Sebrae-SP e a prefeitura estão trabalhando para fomentar o empreendedorismo em vários eixos com feiras, oficinas e cursos de qualificação. “Estamos visando aumentar o espaço do Sebrae Aqui. Aquele que quer montar a empresa do zero, mesmo com somente a ideia de negócio, vai poder buscar toda informação, desde a abertura, até formalização e qualificação e outras vantagens”, detalha. Simone destaca que as OSCs também estão incluídas nesse processo. “Estamos buscando ampliar os serviços justamente para orientar quem deseja formalizar sua instituição e não sabe por onde começar.”