Apontado como liderança disciplinar do PCC na zona leste, foragido é localizado em operação do Choque

Na tarde desta terça-feira (23), em ação conjunta dos setores de inteligência da Polícia Militar do Estado de São Paulo, equipes do 3º Batalhão de Polícia de Choque – Humaitá localizaram, na Vila Curuçá, zona leste da capital, Cleberson Paulo dos Santos, conhecido pelos vulgos “Nego Mimo”, “Nego Limo” e “Mimo”. Ao perceber a presença policial, o indivíduo efetuou disparos de arma de fogo contra os militares, que revidaram a injusta agressão, resultando em seu óbito.
Cleberson estava foragido do Centro de Detenção Provisória de Valparaíso desde 2022, quando deixou de retornar da saída temporária, período em que cumpria pena por homicídio (art. 121 do Código Penal). Com a evasão, deixou de cumprir um saldo estimado em mais de 10 anos de prisão, que ainda restavam de sua condenação. Seu histórico criminal inclui registros por roubo, homicídio, associação criminosa, associação ao tráfico de drogas, corrupção de menor, uso de documento falso e falsificação de documento público.
Em 2019, foi identificado em investigações da Polícia Civil como integrante da célula do PCC conhecida como “Bonde dos 14”, responsável por organizar ataques contra autoridades do Estado de São Paulo. Na ocasião, foi citado como liderança disciplinar de integrantes em liberdade, atuando na zona leste da capital. Documentos apreendidos comprovaram sua participação em planos que incluíam atentados contra o então Delegado-Geral Ruy Ferraz Fontes.