Braskem reconhece soluções de IA desenvolvidas por alunos do SENAI na final do Desafio de Ideias - ON 2025
Iniciativa destacou três projetos inovadores criados para aproximar competências profissionais e oportunidades no mercado de trabalho
A Braskem, petroquímica global que desenvolve soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, participou, no dia 13 de novembro, da etapa final do Desafio de Ideias – ON 2025, iniciativa promovida pelo SENAI-SP que mobilizou mais de 2.000 alunos dos cursos Técnicos, de Aprendizagem Industrial e de Qualificação Profissional em todo o estado.
A final ocorreu no SENAI Distrito Tecnológico de São Bernardo do Campo e reuniu 15 equipes que apresentaram suas propostas diante da banca avaliadora de três empresas, dentre elas a Braskem, em uma dinâmica de pitches de quatro minutos seguidos de perguntas. Esta edição foi realizada no formato “on”, trazendo novas possibilidades de interação entre os processos de ensino-aprendizagem e as demandas reais da indústria.
Como empresa parceira, a Braskem lançou aos estudantes o desafio de desenvolver soluções baseadas em inteligência artificial capazes de conectar as competências aprendidas pelos formados em seus programas de qualificação profissional às oportunidades disponíveis no mercado de trabalho. A avaliação considerou critérios como inovação, clareza, viabilidade técnica e financeira e aderência ao desafio proposto.
O SENAI-SP destacou a relevância da parceria e da entrega dos estudantes. “Foi uma honra ter a Braskem como empresa parceira do Grand Prix SENAI de Inovação. Ver equipes multidisciplinares aplicando tecnologia, criatividade e visão de futuro nos inspira a seguir contribuindo para o desenvolvimento da indústria”, afirmou Jairo Cesar Topan, Coordenador de Indústria e Negócios do SENAI-SP.
Ao final da competição, três projetos foram reconhecidos pela Braskem. O primeiro lugar ficou com a equipe Vaga Certa, do SENAI Avak Bedouian, de Birigui, que criou um sistema apoiado pela MAIA, um chatbot capaz de entender o perfil profissional do candidato, gerar currículo, sugerir cursos complementares e direcionar automaticamente vagas compatíveis, facilitando o acesso dos formados ao mercado de trabalho. O segundo lugar foi conquistado pela equipe IAnkeeys, do SENAI Almirante Tamandaré, de São Bernardo do Campo, com uma plataforma digital que conecta formandos, autônomos e empresas, utilizando inteligência artificial para relacionar competências a oportunidades reais e fortalecer a inserção produtiva. Já o terceiro lugar foi para a equipe Ruby Falcon, do SENAI Alvares Romi, de Santa Bárbara d’Oeste, que apresentou uma solução baseada em IA e geolocalização capaz de aproximar empresas da Zona Leste e do ABC Paulista de profissionais formados, indicando vagas próximas e alinhadas ao perfil dos candidatos.
Os vencedores receberam troféu e um kit especial da Braskem com itens personalizados, incluindo mochila produzidas pelas alunas do projeto Costura Criativa, tendo como matéria-prima uniformes dos integrantes da Braskem que seriam descartados. A banca avaliadora da empresa foi composta por Thais Mineli Rodrigues, Coordenadora de Relações Institucionais da Braskem Sudeste, Gabriel H. Ferreira e Gabriela Gama, ambos Analistas de Relações Institucionais. O SENAI-SP foi representado por Carolina Pedrosa, Especialista em Educação Profissional. A qualidade técnica apresentada pelas equipes impressionou os avaliadores, que destacaram o alto nível das entregas. “O nível dos projetos nos surpreendeu positivamente. Os alunos pensaram em todos os detalhes técnicos e de viabilidade financeira, além de demonstrarem uma capacidade impressionante de persuasão e apresentação. A disputa foi extremamente equilibrada”, avaliou Thais.
Para a Braskem, o Desafio de Ideias reforça o compromisso da empresa com inovação, educação e empregabilidade nas regiões onde atua. “Acreditamos no poder da educação e da tecnologia como motores de transformação social. Ver alunos aplicando inteligência artificial para criar soluções que ampliam a empregabilidade é extremamente inspirador. Esse tipo de iniciativa fortalece a conexão entre indústria e educação e contribui para a formação de talentos que farão diferença no futuro do mercado de trabalho”, reforçou Thais.
A participação no Desafio de Ideias – ON 2025 reafirma o compromisso da Braskem em impulsionar projetos que conectem talentos, indústria e sociedade, contribuindo para a geração de oportunidades, o fortalecimento da educação profissional e o desenvolvimento das comunidades onde está presente.









