Artesã de Ribeirão Pires doa quatro Bonecos Semáforo do Toque para projeto piloto no CREAS
Iniciativa vai reforçar o trabalho de prevenção e acolhimento a crianças em situação de vulnerabilidade
A Prefeitura de Ribeirão Pires recebeu, nesta semana, a doação de quatro Bonecos Semáforo do Toque confeccionados pela artesã Nívia Cândido Barros Ferreira, moradora do Parque das Fontes e responsável pelo quiosque Ninart’s, na Vila do Doce. As peças serão utilizadas em um projeto piloto no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), com foco na orientação lúdica sobre toque, atenção e consentimento.
Os Bonecos Semáforo do Toque auxiliam profissionais no diálogo com crianças sobre limites corporais e no reconhecimento de situações de desconforto ou violação. Por meio de sinais em velcro (verde, amarelo e vermelho), o recurso explica, de forma simples, onde a criança pode ou não ser tocada. As bonecas e bonecos também são totalmente personalizáveis, reforçando vínculo e identificação.
“A personalização permite que a criança se veja naquele boneco e construa uma memória afetiva. Muitas vezes, ela transmite para o brinquedo o que vive no dia a dia. Quando essa ferramenta é usada por profissionais capacitados, conseguimos identificar sinais importantes e atuar de maneira ainda mais cuidadosa”, destacou a artesã Nívia.
A entrega dos bonecos ao poder público foi realizada no gabinete do prefeito Guto Volpi, que ressaltou o impacto social da iniciativa. “Esse projeto piloto no CREAS é apenas o começo. Ferramentas que fortalecem a proteção das nossas crianças têm potencial para chegar também às áreas de Saúde e Educação. Vamos acompanhar os resultados e ampliar onde for necessário para garantir atendimento cada vez mais humanizado e eficiente”, afirmou o prefeito.








