
São Bernardo tem 4º melhor Índice de Progresso Social do Brasil entre cidades com mais de 500 mil habitantes
IPS 2025 avalia quesitos relacionados à qualidade de vida da população em todo o País; com bons indicadores, município salta posições em relação a 2024
A combinação de políticas públicas inovadoras e gestão eficiente garantiu, mais uma vez, lugar de destaque a São Bernardo no ranking nacional de desenvolvimento. A cidade conquistou a quarta posição no Índice de Progresso Social (IPS) Brasil 2025 entre municípios de todo o País com mais de 500 mil habitantes. Com indicadores considerados os mais elevados pelo estudo, São Bernardo registrou 68,34 pontos neste ano, um salto importante em relação a 2024 (67,72). Na classificação geral, sem distinção de faixa populacional, o município é o 49º melhor colocado entre as 5.570 cidades brasileiras.
A partir de dados obtidos de fontes oficiais, o IPS é composto por 57 indicadores sociais, ambientais e que medem resultados em três dimensões: necessidades básicas humanas, fundamentos do bem-estar e oportunidades. Entre outros indicadores, São Bernardo tem o mais elevado desempenho do País em quesitos como abastecimento de água; baixa evasão no Ensino Médio; ações para direitos de minorias; acesso a programas de direitos humanos; acesso à cultura, lazer e esporte; empregados com Ensino Superior; e baixo índice de supressão de vegetação primária e secundária.
“São Bernardo tem se destacado em todo o País não somente pelas políticas públicas pioneiras, mas também pelos resultados do trabalho que estamos fazendo. Temos um time de profissionais empenhados em levar o melhor cuidado, os melhores serviços, aos moradores. E isso também é um diferencial. O Índice de Progresso Social avalia qualidade de vida. Nossas ações têm como principal objetivo isso: garantir bem-estar às pessoas, gerar oportunidades e construir uma cidade cada dia melhor”, avaliou o prefeito Marcelo Lima.
O IPS Brasil é uma colaboração entre o Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Fundação Avina, Centro de Empreendedorismo da Amazônia, iniciativa Amazônia 2030, Anattá - Pesquisa e Desenvolvimento, e o Social Progress Imperative.
PIONEIRISMO E EFICIÊNCIA – Programas lançados neste ano pela Prefeitura de São Bernardo estão transformando a vida de moradores e abrindo novas perspectivas para o futuro, especialmente em áreas de maior vulnerabilidade social. Entre as iniciativas está a criação da Faculdade Municipal, que teve em 2025 os primeiros 200 estudantes matriculados em cursos de formação superior gratuitos. A Prefeitura lançou, ainda, o Conecta São Bernardo, que levou estudantes da rede pública a intercâmbio na Irlanda, 100% custeado pelo município.
Sob o comando do prefeito Marcelo Lima, bolsas de estudo integrais foram retomadas na parceria com a Faculdade de Direito São Bernardo, no Programa Direito ao Futuro. “São iniciativas como essa, nunca pensadas ou deixadas de lado em anos anteriores, que dão sentido e esperança especialmente para os jovens da nossa cidade. Gente que talvez um dia nunca tenha se imaginado fazendo uma faculdade. Pais que nunca pensaram que o filho ou filha teriam a chance de fazer um intercâmbio, aprender um novo idioma fora do País. Isso, hoje, é realidade em São Bernardo. Estamos abrindo caminhos para quem sonhou e sempre lutou por um futuro melhor”, ressaltou o prefeito Marcelo Lima.








