
Guarda Ambiental intensifica fiscalização na Billings e recupera cerca de 50 peixes em ação da Operação Defeso
Medida realizada pela equipe da GCM apreende 200 metros de redes, duas tarrafas e armadilhas, reforçando combate à pesca predatória no período
Em ação nesta semana de fiscalização da Operação Defeso 2025/2026, a Guarda Ambiental da GCM (Guarda Civil Municipal) realizou patrulhamento aquático na Represa Billings para intensificar a repressão à pesca predatória, prática que se agrava no período de reprodução dos peixes. Cerca de 50 peixes de diferentes espécies foram resgatados e devolvidos com vida à represa. O saldo do trabalho resultou também na apreensão de aproximadamente 200 metros de redes de pesca, duas tarrafas, duas armadilhas para caça de tatu e outros petrechos utilizados de forma irregular.
A Operação Defeso foi iniciada pela Prefeitura de São Bernardo com foco na preservação ambiental e no cumprimento da legislação, contribuindo para a preservação do ciclo reprodutivo e do equilíbrio do ecossistema aquático.
O patrulhamento foi realizado com embarcação e fiscalização em pontos estratégicos da Billings, área de alta relevância ambiental e hídrica para o município. Além do caráter repressivo, a ação também teve viés preventivo e educativo, com orientação a pescadores sobre as restrições do período de defeso.
O comandante da GCM de São Bernardo, Eduardo dos Santos, afirmou que “a Guarda Ambiental atua de forma permanente na proteção da Billings, especialmente neste período sensível". "A fiscalização e o patrulhamento aquático são fundamentais para coibir práticas ilegais e garantir a reprodução das espécies."
DEFESO — Em destaque à Operação Defeso 2025/2026, o prefeito Marcelo Lima ressaltou que “o defeso é uma medida essencial para proteger a vida na represa". "Respeitar o período de reprodução dos peixes é garantir equilíbrio ambiental hoje e sustentabilidade para o futuro."
O defeso é o instrumento legal que suspende a pesca durante a piracema, período de reprodução dos peixes migradores, conforme previsto na Lei Federal nº 11.959/2009, que trata da Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura e da Pesca, e na Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais). Em todo o Estado de São Paulo, o defeso ocorre entre 1º de novembro de 2025 e 28 de fevereiro de 2026, abrangendo as bacias do rio Paraná e do Atlântico Sudeste, incluindo a Represa Billings.








