Programação, que começa no sábado, às 10h, terá música, contação de história, intervenções poéticas, sarau, batalha de rima e bate-papo com escritores
A Casa da Palavra Mário Quintana, um dos espaços culturais mais icônicos de Santo André, volta a abrir suas portas para a população neste sábado (26), após passar por obras de revitalização. Para celebrar a reinauguração, uma programação repleta de atividades culturais gratuitas vai agitar o local até as 21h. O endereço é Praça do Carmo, 171, no Centro.
O grupo vocal Amígdalas Cantantes, criado por Tato Fisher, ex-integrante do Secos e Molhados, abre a programação com música de qualidade, às 10h. Também nesse horário, acontece a abertura da exposição sobre a vida e arte do escritor andreense Cláudio Feldmann.
Às 10h30 e às 15h, a Cia do Liquidificador faz uma apresentação que, como em um liquidificador, mistura música, teatro, circo e poesia. Na sequência, a Trupe das Borboletras realiza contação de história cheia de música e encanto para as crianças, às 11h.
O músico Bruno Menegatti, no violão, em seu duo com o poeta Zaca de Oliveira, se apresenta ao meio-dia. E tem mais contação de história, com o dublador e arte-educador do projeto Territórios de Cultura, André Orbacan, às 13h30.
Também às 15h, acontece um bate-papo entre três autores com forte atuação literária e cultural no município: Eduardo Kaze, Thina Curtis e Marcelo Mendez sobre Literatura Andreense.
Às 16h, o violoncelista Thiago Faria se apresenta com a cantora Mariane Mattoso. A atração seguinte, às 17h30, é do grupo Solaris Vocal, formado por oito mulheres do ABC que se conheceram em oficinas de canto, violão e percussão.
O Sarau da Consciência, que tem cerca de nove anos de trajetória, se reunindo semanalmente na região da Casa da Palavra com a missão de abranger toda e qualquer manifestação artística para além da literatura e linguagem, como música e dança, por exemplo, acontece às 20h.
O encerramento da programação fica por conta da batalha de rimas, que será comandada pelo pessoal Batalha da Palavra, às 21h15. Formada em 2014 com o nome de Rinha da 013, a Batalha da Palavra já realizou mais de 500 encontros, se estabelecendo como um ponto de encontro da cultura hip hop, promovendo manifestações culturais que dialogam com essa linguagem, como batalhas temáticas, slams, participações de DJs, MCs, break dance e grafitti.
Casa da Palavra - Localizada em um casarão histórico, construído na década de 1920, a Casa da Palavra Mário Quintana é um espaço da Secretaria de Cultura dedicado à promoção da literatura e de todas as formas de expressão artística que utilizam a palavra. Oferece encontros, seminários, palestras, exposições, saraus, cursos, oficinas e workshops relacionados à linguagem e à literatura.