Neste trimestre, Semasa inicia inspeções porta a porta nas áreas de mananciais para coibir despejo irregular de esgoto
A Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), intensificou ao longo de 2025 as ações de fiscalização no município, ampliando o combate aos crimes ambientais e fortalecendo a proteção da população e dos recursos naturais. No total, foram 4.093 autuações para combater poluições atmosférica, sonora e do solo.
Em comparação com 2024, o último ano apresentou avanço nas ações fiscalizatórias, com destaque para a inspeção de ruído, uma das maiores demandas dos munícipes. As autuações, considerando todas as categorias, tiveram aumento de 7,3%.
“Os números mostram que Santo André está avançando no combate aos crimes ambientais e na proteção da saúde da população. Intensificar a fiscalização é garantir mais qualidade de vida, especialmente nas áreas de mananciais, onde o cuidado precisa ser permanente. Com as ações porta a porta, vamos atuar de forma preventiva e educativa, orientando os moradores e coibindo ligações irregulares de esgoto que comprometem nossos córregos e a Represa Billings. É um trabalho contínuo, que alia responsabilidade ambiental, justiça social e planejamento para o futuro da cidade”, afirma o prefeito Gilvan Ferreira.
Outro indicador relevante é o controle da poluição atmosférica por fumaça preta, que subiu de 2.201 para 2.514 medições, registrando crescimento de 14,2%. Já o combate ao descarte irregular de resíduos também foi intensificado, com 76 multas (Autos de Infração Ambiental) em 2024 e 129 em 2025.
Ampliação dos trabalhos - Como nova frente de atuação, ainda neste trimestre, o município intensificará as fiscalizações nas Áreas de Proteção e Recuperação de Mananciais (APRM), com a implantação do serviço de inspeção de instalações prediais, realizado porta a porta.
A medida tem como objetivo identificar e cessar ligações irregulares de esgoto que despejam diretamente em córregos e na represa, contribuindo para a preservação dos mananciais, conservação da biodiversidade e a melhoria da qualidade da água.
A ação terá distribuição de materiais informativos nos bairros atendidos, orientando moradores sobre ligações corretas, responsabilidades legais e os impactos ambientais em decorrência do despejo irregular.
“A intensificação da fiscalização reforça o compromisso de Santo André com o cuidado ambiental e a saúde dos munícipes, atuando de forma estratégica sobre práticas que impactam diretamente a limpeza urbana, a drenagem, a qualidade do ar, do solo e de cursos d'água, o que é fundamental para garantir a preservação da biodiversidade e mitigar a emissão de gases de efeito estufa”, diz o secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Edinilson Ferreira dos Santos.
Santo André, por meio do Semasa, atua na fiscalização de crimes ambientais desde 1998, sendo uma das primeiras cidades da região a realizar esse tipo de serviço de forma contínua. As equipes fiscalizam situações relacionadas à poluição sonora proveniente de estabelecimentos comerciais e industriais, descarte de resíduos, caça e pesca ilegais, poluição atmosférica (fumaça preta, emissão de odor e partículas) e supressão de vegetação.
As denúncias devem ser realizadas pelos canais da autarquia: site www.semasa.sp.gov.br (disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana); Central de Atendimento Telefônico, 0800-4848115 ou 4433-9300 (de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h); Fale Conosco (disponível no site); WhatsApp, pelo número 4433-9011 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h) ou ainda pelo aplicativo Colab, da Prefeitura de Santo André.









