Evento promovido pela Prefeitura destacou inclusão, diversidade e um ambiente tranquilo para famílias, crianças e idosos
A Prefeitura de Ribeirão Pires promoveu, neste domingo (8), o Carnaval da Família 2026, no Paço Municipal, reunindo 3 mil pessoas, entre moradores da cidade e visitantes da região em uma grande celebração marcada pela diversidade, acessibilidade e convivência entre diferentes gerações. Com programação gratuita e pensada para todos os públicos, o evento teve como objetivo oferecer uma festa de carnaval aberta, segura e acolhedora, com o objetivo de fortalecer o lazer familiar e o convívio social em um ambiente tranquilo.
“Eventos como o Carnaval da Família reforçam o compromisso da Prefeitura em promover eventos culturais inclusivos, gratuitos e voltados ao bem-estar da população, que valorizem o convívio social e o lazer para todas as idades”, destacou o prefeito Guto Volpi.
A programação teve início com a chegada do Bloquinho da Fisiomed, responsável por abrir oficialmente a festa após um cortejo inclusivo. A concentração aconteceu na Rua José Elias Chiedde, reunindo participantes de todas as idades em um desfile marcado pela diversidade, acessibilidade e integração social, reforçando o caráter acolhedor do evento.
Na sequência, o tradicional Bloquinho de Carnaval 60+ tomou conta do espaço, convidando o público a entrar no clima da folia com fantasias coloridas, marchinhas clássicas e muita animação pela rua Felipe Sabbag.
O Carnaval da Família também atraiu visitantes de outras cidades, consolidando a Estância como referência na realização de eventos culturais. Para a moradora de Santo André, Terezinha Natália, a cidade se destaca pela tranquilidade e qualidade da programação. “Sou de Santo André, mas amo essas coisas de Ribeirão Pires, cidade tranquila, maravilhosa, boa administração. Vim com a minha irmã e a gente frequenta Ribeirão Pires. Tudo que for evento, Festival do Chocolate, Carnaval… o que tiver”, afirmou.
Encerrando a programação, a banda Baleia Banguela subiu ao palco com um repertório festivo e eclético, reunindo crianças, jovens, adultos e idosos em um clima de celebração coletiva. A apresentação consolidou o espírito familiar do evento e marcou o encerramento de mais uma edição do Carnaval da Família com muita música e alegria.
Van da Cidadania - Durante o evento, a equipe do Cidadania Aqui, serviço itinerante da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social, esteve estacionada no Paço Municipal, oferecendo apoio e orientações ao público. A iniciativa também contou com o empréstimo de abafadores auriculares para pessoas com hipersensibilidade auditiva, além da distribuição dos cordões do quebra-cabeça, símbolo mundial de identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e do cordão de girassol, destinado à identificação de pessoas com deficiências não visíveis.









