Evento foi realizado na sexta e no sábado, no Teatro Conchita de Moraes e na UFABC
A cidade de Santo André deu mais um importante passo em direção a um futuro mais inclusivo, democrático, sustentável e justo. Nos dias 25 e 26 de abril, foi realizada a 7ª Conferência da Cidade, evento que reuniu representantes do poder público, sociedade civil e moradores para discutir o planejamento urbano e a construção de novas políticas públicas.
A abertura, realizada na sexta-feira (25) no Teatro Conchita de Moraes, contou com a presença do prefeito Gilvan Junior e de dois palestrantes convidados, que abordaram a legislação vigente e os impactos locais e regionais no desenvolvimento urbano. O encontro marcou a primeira etapa de um evento que busca identificar propostas concretas para transformar Santo André em uma referência em qualidade de vida.
No sábado (26), os debates se intensificaram na Universidade Federal do ABC (UFABC), onde mais de 350 participantes trabalharam divididos em grupos temáticos. Assuntos como habitação, mobilidade, urbanismo, cidades inteligentes, governança e participação social foram amplamente debatidos.
A partir do debate foram escolhidas oito propostas que serão levadas por Santo André para a etapa estadual, incluindo a proposta de destinar 1% do orçamento público para programas habitacionais, incentivar cozinhas solidárias, instituir um sistema de mobilidade pautado na gratuidade, favorecer a assistência técnica em habitação de interesse social e inaugurar um Sistema Único Ambiental.
O evento também escolheu 49 delegados, distribuídos entre membros do executivo, vereadores, participantes de movimentos sociais, de classe, empresários e sindicatos, que representarão Santo André na próxima etapa, durante a Conferência das Cidades Paulistas.
A 7ª Conferência da Cidade reafirma a importância da participação popular na definição dos rumos de Santo André, reforçando que o diálogo entre a comunidade e o poder público é fundamental para construir uma cidade cada vez melhor para todos.
7ª Conferência da Cidade reforça compromisso com políticas públicas inclusivas em Santo André
